A Internet das Coisas (IoT) e a Internet nas Coisas

Este artigo podia chamar-se “como construir um router com um Raspberry Pi”, ou podia chamar-se “como ligar o seu prédio inteiro à internet usando autocolantes”, mas se o primeiro caso é relativamente simples, o segundo já sendo uma possibilidade ainda não é uma realidade.

Já todos sabemos que a Internet of Things, ou seja a internet das coisas, é o futuro. Só falta saber que futuro queremos para ela.

Construir um router com um Raspberry Pi, significa na prática transformar um computador de baixo custo num router. Isto permite-nos ter software livre a correr nesse router, e melhor ainda, ligar o nosso router Pi a outros routers Pi.

Agora imagine-se uma aplicação simples, que se descarrega da internet, e coloca não o router Pi, mas o meu router normal, a comunicar com todos os routers que a minha rede apanha. Agora imagine-se que eles trocam entre si informação encriptada e que não precisam de ISP. Finalmente imagine-se que todos os candeeiros da rua têm pequenos routers Raspberry Pi alimentados a energia solar no seu interior. Já agora estes candeeiros inteligentes, usam lâmpadas LED e o seu interior é uma bateria.

Podiamos pensar quanto poupava a câmara em energia, ao mesmo tempo que fornecia internet gratuita. Ja está paga pelos nossos impostos.

A IoT foi pensada como um esquema hierárquico entre a cloud e sensores inteligentes no frigorifico ou nos sapatos, que comunicam entre si. Mas pode vir a ser muito mais que isso se em vez de termos apenas uma internet das coisas, controlada hierarquicamente que armazena a informação na cloud, viermos a ter também uma internet nas coisas que transporta mais dados entre elas do que se tinha planeado inicialmente.

Como construir um Raspberry Pi a energia solar

Deixe um comentário